Uma das maiores preocupações no começo e final de um ano letivo é a captação de alunos, independentemente das turmas estarem completas, uma instituição de ensino precisa arcar com todos os custos envolvidos se quiser manter o seu funcionamento.
Sabendo desse desafio selecionamos 5 estratégias para conquistar mais facilmente esses alunos.
1. Patrocinar eventos e times esportivos
Conheça bem o evento que irá patrocinar, para ter certeza que seu público-alvo será atingido. Além da visibilidade para os participantes presentes, há oportunidade de gerar mídia espontânea, caso ocorram comentários e notas na imprensa. Certifique-se apenas de que o investimento é viável e de que sua instituição estará em evidência em algum momento para quem realmente importa.
2. Participe de feiras e eventos onde seu público-alvo vai estar
O que torna essa tática não convencional é o que você vai fazer para destacar seu estande e sua participação no evento. Por exemplo, salões estudantis, conferências e outros pontos de contato com jovens são excelentes oportunidades para falar frente a frente com eles, entender suas necessidades e apreensões, sanar suas dúvidas e ressaltar seus diferenciais competitivos. Basicamente, você tem a chance de concretizar uma venda ou pelo menos ter acesso aos dados daquele prospecto para dar continuidade a esse contato no futuro. Lembre-se, invista na criatividade para se diferenciar-se do resto.
3. Promova ações criativas e palestras em escolas
Não há nada mais estratégico que atingir seu público-alvo prematuramente. Os alunos começam a pensar em possíveis cursos e universidades anos antes de terem idade para fazer o vestibular. Tenha certeza de que você vai estar na lista deles e faça parcerias com escolas da região para realizar ações que tornem sua instituição memorável.
Criar conferências trazendo graduandos ou graduados para compartilharem suas histórias com os estudantes e dividindo um pouco da vida universitária e do “mundo real” do mercado de trabalho criará uma conexão com esses alunos. Melhor ainda se eles forem profissionais bem-sucedidos ou tenham seguido carreiras completamente inusitadas, que possam inspirar os adolescentes.
4. Programas de indicações
Oferecer recompensas para alunos que indicarem seus amigos é uma ótima maneira de aumentar o número de potenciais alunos ao mesmo tempo que se fidelizam os já matriculados.
Tente recompensar ambos os lados e não apenas o aluno que indica ou o aluno indicado, a recompensa ao amigo indicado deve ser tão atraente quanto (ou melhor) que outras ofertas da faculdade para o público geral.
Em geral, descontos e bolsas são muito bem recebidos, mas produtos e outros prêmios podem ser ainda mais eficazes dependendo do perfil dos estudantes.
Outra dica importante é estabelecer um prazo para indicações, isso facilitará o acompanhamento da campanha, por outro lado um programa contínuo também poderá ser vantajoso — experimente e nos conte o que mais funcionou.
5. Ofereça isenções, descontos e bolsas de estudo
Oferecer esses benefícios por desempenho no vestibular, por renda ou como estratégia de precificação sempre têm retorno positivo na captação de alunos. Inclusive, eles podem ser fatores determinantes em um processo de decisão.
Além disso, muitas vezes oferecer descontos aumenta as taxas de retenção e resulta em alunos mais dedicados, que levam o nome da escola adiante e podem se tornar casos de sucesso em um futuro próximo. Todos esses passos de captação de alunos são de extrema importância, porém, de nada irão adiantar se você não garantir que as propostas serão cumpridas depois que o aluno se matricular. É importante ganhar a confiança dos alunos e responsáveis e garantir que não terão suas expectativas frustradas. Portanto, na hora de captar alunos, apenas prometa o que você, de fato, irá cumprir!