A tecnologia vem auxiliando cada dia mais a comunicação da comunidade escolar, assim como vêm acontecendo em diversos setores da sociedade. A colaboração entre os profissionais reduz as barreiras do aprendizado, facilitando a evolução pessoal e profissional.
A experiência de aprender abre o ser humano ao mundo, isso acontece sempre na vida mas principalmente na escola. A verdade é que essa experiência não é uma atividade exclusiva dos alunos. Pensando num desenvolvimento profissional, essa experiência deve ser vivida também pelos adultos que acompanham os processos de aprendizagem: os professores e também a equipe pedagógica.
A tecnologia agora nos permite colaborar virtualmente por meio do Google Docs, Meet, Trello e uma série de outras plataformas de compartilhamento online. Os professores podem se conectar facilmente online, trocando e-mail, compartilhando documentos, ajudando a editar planilhas ou até mesmo compartilhando vídeos engraçados. Esta é uma ótima maneira de ficar conectado e desenvolver um relacionamento pessoal com outros educadores dentro e fora da sala de aula.
O trabalho colaborativo nasce da visão de uma cultura de trabalho na qual os objetivos são compartilhados e operados de forma interdependente para atingir objetivos comuns. Desta forma, a colaboração é um meio para atingir fins coletivos que permitem aprender atitudes, hábitos, crenças, conhecimentos práticos e construir escolas que são espaços de aprendizagem para todos.
Aprendizagem colaborativa e envolvimento
Colaboração em equipe nem sempre é uma tarefa fácil, não é mesmo? Porém, a colaboração permite que diversos conhecimentos e perspectivas sobre um aluno sejam compartilhados entre os responsáveis pela aprendizagem e pelo bem-estar do aluno. Essa experiência coletiva fornece aos colaboradores uma compreensão mais abrangente das necessidades de cada aluno, que pode ser usada para planejar e implementar de forma mais eficaz a instrução e os serviços. Os professores podem usar habilidades de comunicação respeitosas e eficazes ao colaborarem com outras pessoas, considerando o histórico, o status socioeconômico, a cultura e o idioma das famílias e dos profissionais com quem trabalham.
Colaborar na nuvem O aprendizado colaborativo agora é muito mais fácil graças aos avanços da tecnologia. O surgimento da computação em nuvem viu as ferramentas de colaboração se destacarem, permitindo que os colegas trabalhem juntos de forma mais eficaz. Tanto é verdade que 49% dos funcionários agora pensam que as ferramentas de mensagens instantâneas ajudam a aumentar a colaboração da equipe no local de trabalho.
As ferramentas de gerenciamento de projetos on-line baseadas na nuvem são projetadas para melhorar a colaboração, encerrando o voleibol por e-mail no local de trabalho. Eles fornecem um local centralizado para comunicação e compartilhamento de documentos, o que resulta em alta produtividade para cada membro da equipe sem quaisquer custos financeiros. Por exemplo, softwares de gerenciamento de tarefas, fornecem uma plataforma colaborativa para comunicação e gestão de documentos mais eficaz. Portanto, essas ferramentas criam muitos caminhos para melhorar a colaboração e melhorar a produtividade no trabalho.
Uma Colaboração Eficaz e Objetiva
As atividades colaborativas devem se concentrar em projetar o programa de ensino de cada aluno para atentar aos resultados esperados, coletar dados e monitorar o progresso em direção a esses resultados. A colaboração eficaz e objetiva deve obter o apoio dos gestores escolares, que podem promover um compromisso coletivo com a colaboração, fornecendo experiências de aprendizagem profissional para aumentar as habilidades colaborativas dos membros da equipe e criar agendas que apoiem diferentes formas de colaboração contínua. Por exemplo, um programa de educação individualizado, envolvendo a equipe pedagógica, professores e as famílias.
A fim de promover a colaboração entre professores e a equipe pedagógica, o ideal é que haja um plano estabelecido sobre a frequência com que eles se comunicam entre si sobre seus alunos. Se nenhum plano for estabelecido, pode ser fácil para a comunicação e colaboração ser varrida para baixo do tapete e o aluno pode facilmente ficar para trás. Durante esse período de comunicação planejado, a equipe pode discutir o que funcionou e o que não funcionou para a evolução do aluno e se os objetivos e visão para aquele aluno estão sendo alcançados.