É bem provável que você já tenha ouvido falar no ChatGPT, uma ferramenta digital que chegou recentemente e tem gerado muita curiosidade e dúvidas, inclusive, entre os profissionais da Educação. Mas, talvez, você ainda não faça ideia do que estamos falando. Não tem problema, pois é sobre este tema que trataremos em nosso primeiro texto de uma série de artigos que preparamos a respeito do assunto.
Vamos começar do início: o que é o ChatGPT e como ele funciona?
O ChatGPT é um sistema capaz de gerar textos de diversos conteúdos e contextos, de forma natural e coerente, a partir de um comando humano. Ele foi desenvolvido pela OpenAI, uma instituição sem fins lucrativos, fundada por Elon Musk e Sam Altman, destinada à realização de pesquisa em Inteligência Artificial (IA.).
O método usado no ChatGPT utiliza o feedback de um indivíduo para ajustar os modelos de IA, facilitando o dia a dia das pessoas pela qualidade das informações entregues. Até o momento, o serviço pode ser acessado gratuitamente, e possui inúmeras funções diferentes, como resposta às mais variadas perguntas, escrita de textos e roteiros, resolução de questões matemáticas, produção de mapa mental, tradução entre idiomas, apuração e correção de códigos, criação de resumos, recomendações, explicação sobre coisas, e etc.
Vale dizer que este modelo de linguagem não realiza pesquisas na internet, nem faz cruzamento de dados externos. Todo raciocínio construído pela ferramenta é feito por meio das informações de texto que foram inseridas nele, por meio do indivíduo que usou a ferramenta. Quando perguntado, o próprio ChatGPT explica que é incapaz de criar novas coisas, apenas interpretar e esclarecer com base no que já sabe.
O uso do ChatGPT na gestão escolar
Não é segredo que a tarefa do gestor escolar exige um alto nível de complexidade, pois envolve diversos aspectos essenciais ao trabalho executado como o pedagógico, administrativo, financeiro, comunicacional, de recursos humanos, gestão de tempo, além da eficiência dos processos.
Portanto, para garantir uma gestão eficiente e otimizada, é fundamental o uso de tecnologias que possam auxiliar nas atividades do cotidiano escolar. Diante desse contexto, a inteligência artificial é um instrumento com grande potencial para desempenhar um papel cada vez mais relevante ao contribuir com soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelas escolas.
E, claro que uma dessas tecnologias é o ChatGPT. Com ela, os gestores escolares podem lidar com demandas complexas, de maneira mais eficaz e orientada por dados. Devido a sua capacidade de processar e compreender grandes quantidades de informações, o recurso pode ajudar na análise de dados, tomada de decisões, automação de processos e fornecer insights úteis para aprimorar os diversos aspectos da gestão escolar.
Como o GPT pode ajudar na gestão escolar?
São muitas as possibilidades de uso do ChatGPT dentro da administração escolar, mas neste artigo, vamos listar a utilização da ferramenta no que acreditamos ser os pilares centrais da gestão educacional:
Gestão Pedagógica:
Aqui, o ChatGPT surge como um recurso valioso para ajudar na elaboração de planos de aula e na seleção de metodologias pedagógicas apropriadas. Dotado da habilidade de processar e compreender vastas quantidades de dados educacionais, ele se revela capaz de sugerir conteúdos enriquecedores para o ensino, estabelecendo uma sólida base para o planejamento e desenvolvimento de atividades pedagógicas. Suas potencialidades estão destinadas a oferecer ideias a respeito de tendências educacionais, melhores práticas e estratégias de ensino, concedendo aos gestores escolares embasamento informacional, atualizado e necessário para alicerçar suas decisões.
Gestão Administrativa:
Neste segmento, o ChatGPT apresenta uma contribuição significativa uma vez que automatiza processos burocráticos, como a emissão de notas e documentos. Essa automação resulta em economia de tempo e recursos, possibilitando que os gestores se dediquem a atividades estratégicas. Também auxilia na gestão de recursos da escola, no planejamento eficiente e uma utilização mais eficaz dos recursos disponíveis. Dessa forma, por meio de análises de dados precisas, os gestores são capacitados a tomar decisões embasadas e a otimizar as operações administrativas, assegurando a eficiência e eficácia dos processos.
Gestão Financeira:
Na esfera financeira, a inteligência artificial destaca-se como uma boa aliada, uma vez que pode colaborar para o controle minucioso e análise criteriosa das contas a pagar e a receber, proporcionando uma visão detalhada da situação financeira da instituição de ensino. Com ela, também há uma compreensão acerca das despesas e receitas, identificando áreas passíveis de economia e otimização financeira. Baseado nestas informações, os gestores podem fundamentar suas decisões estratégicas, como a redução de custos, identificação de oportunidades para conseguir recursos, além de uma destinação mais eficaz dos meios financeiros disponíveis.
Mas, deixaremos tudo nas “mãos” da inteligência artificial”?
Embora a tecnologia seja uma aliada poderosa, ela não substitui o papel imprescindível do gestor escolar. O que a inteligência artificial faz é apenas fortalecer as habilidades e conhecimentos dos profissionais, permitindo que tomem decisões mais assertivas.
Sendo assim, ao adotar o ChatGPT ou outras tecnologias semelhantes, você, gestor, abre portas e possibilidades para desenvolver uma gestão mais inteligente, orientada por dados e focada no bom desempenho dos alunos e da instituição, cooperando para um futuro educacional promissor. Se utilizada de forma adequada, qualquer tecnologia torna-se aliada.
Gostou? Então, compartilhe esse conteúdo com outros gestores. E continue ligadinho, porque em breve, voltaremos com mais um artigo para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre o ChatGPT.