Importância do marketing digital em instituições de ensino

Leia com atenção o texto abaixo e confira a real importância do marketing digital em instituições de ensino!

Sem dúvidas, a educação desempenha um papel importante no crescimento de qualquer país. Semelhante a outros segmentos, promover a imagem da marca e criar campanhas de marketing digital irá chamar a atenção de muitos pais, e além disso, atrairá mais alunos para suas instituições.

Dessa forma, podemos afirmar que o marketing digital é essencial para captação de novos alunos. Através de um bom plano de marketing e profissionais qualificados, é possível ajudar sua escola a se destacar entre todas as outras instituições de ensino.

O segredo é entregar a mensagem certa, ao público certo, no momento certo.

Por conta de tantas dúvidas que surgem relacionadas a esse assunto, nós do Geedu, resolvemos compartilhar este artigo em parceria com o Cleomir Santos, idealizador do Me Ajuda Cleo, para explicar a vocês, a importância do marketing digital em instituições de ensino.

6 itens que reforçam a importância do marketing digital para instituições de ensino

1 – Custo benefício

Quando comparado com marketing tradicional (televisão, rádio, panfletos etc.), os serviços de marketing digital são mais econômicos, sem sombra de dúvidas.

Serviços como: gerenciamento de redes sociais, campanhas de tráfego pago, otimização nos mecanismos de busca (SEO), e-mail marketing, entre outros, exigem custos mais baixos em sua implementação ou se for tratado como um investimento.

A solução para essas instituições, é que elas podem se concentrar em levar sua mensagem para uma grande quantidade de pessoas, sem gastar muito e, além disso, acompanhar e medir seus resultados através da coleta de dados e informações das ferramentas disponibilizadas no ambiente online.

2 – Aumenta o reconhecimento da marca

Certamente, uma marca de forma eficaz de aumentar a visibilidade de uma marca é através de ações usando as mídias sociais. Nos dias atuais existem diversas formas que uma instituição pode usar para se posicionar com esse objetivo.

Plataformas como Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest e assim por diante, contém diversos segmentos e são utilizadas para chamar a atenção de várias pessoas. O importante é lembrar que esses canais servem acima de tudo, para melhorar a comunicação entre escolas, pais, filhos, alunos, funcionários e quem sabe, seguidores.

Existem muitas instituições de ensino que já conseguem aplicar estratégias de marketing digital e, consequentemente, aumentar a conscientização da marca entre os usuários desses canais de mídia social.

3 – Maior taxa de conversão

O marketing digital torna viável para as instituições de ensino se conectarem com os alunos potenciais em um escopo mais amplo, por exemplo, ela pode usar as redes sociais, as mensagens em um grupo no Telegram, anúncios padrão e assim por diante.

Isso, portanto, gera um bom tráfego para a marca, o que impacta diretamente dependendo de também de outros fatores, a taxa de conversão, que nada mais é que uma ação importante que um visitante realiza em um site ou rede social.

Uma vantagem excepcional do marketing digital é que ele se adequa em qualquer localização ou território do ambiente online, portanto, a probabilidade de converter visitantes em clientes é particularmente alta no marketing digital para instituições de ensino.

4 – Mensurar os resultados

Só para ilustrar, existem diferentes ferramentas ou dispositivos que podem ser utilizados para medir ações e campanhas de marketing digital.

Uma vez que esse tipo de publicidade é profundamente focado e, em geral, usa o marketing baseado em consentimento, torna-se simples para as instituições educacionais medir ou acompanhar a viabilidade de uma determinada campanha, à medida que informações vitais estão acessíveis.

Dessa forma, podemos novamente fazer comparações com outros tipos de publicidade e colocar isso na balança na hora de criar um plano de marketing para nossa marca, principalmente em momentos críticos como vivemos atualmente (pandemia do COVID-19).

5 – Ferramentas intuitivas e de fácil acesso

As ferramentas ou plataformas de marketing digital utilizadas hoje, são facilmente acessíveis e, por consequência, conseguem trazer melhores resultados.

Através do posicionamento estratégico em um site, redes sociais, campanhas de anúncios dentre outros, garante que a sua instituição de ensino alcance uma grande quantidade de pessoas e consequentemente, chame a atenção gerando visitas ao seu espaço físico.

6 – Feedback rápido

No marketing digital, é aceitável usar ações que tenham objetivo de melhorar a imagem da marca através de feedbacks. Igualmente, é possível mudar metodologias ultrapassadas ou conceitos antigos e substituí-los por novos de forma rápida.

Também existe uma grande possibilidade para experimentação. Dito isso, os canais de marketing digital são o método mais rápido para transmitir uma mensagem por tempo limitado ao público-alvo, por exemplo, pessoas ativas nas redes sociais, como Facebook e LinkedIn.

Da mesma forma, é simples registrar avaliações e comentários em pouco tempo e fazer alterações, se houver, para melhorar a qualidade naquilo que sua instituição de ensino têm de melhor.

Conclusão sobre a importância do marketing digital em instituições de ensino

Em suma, ainda existem muitas instituições no Brasil que não compreendem a importância do marketing digital.

No entanto, quem já aplica isso, já entende o quanto tem sido útil para sua escola. No ano passado (2020), estudos apontaram que por conta da pandemia, cerca de 5,5 milhões de crianças e adolescentes ficaram sem acesso à educação. Dito isso, houve uma grande quantidade de alunos entre 6 e 17 anos, que abandonaram instituições de ensino, e a verdade é que nenhuma escola está preparada para isso.

Por fim, o marketing digital pode ser uma saída para melhorar a presença online da sua instituição e ampliar o processo de construção de captação de alunos.

Portanto, procure uma boa agência ou profissional na área do marketing digital e que atenda às necessidades da sua instituição.

Nos vemos no próximo artigo. Forte abraço!

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